A mulher sábia que edifica o seu lar...

12:52 5 Comments


 “Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as suas próprias mãos.” Provérbios 14:1
Esse é o versículo chave para nosso papo de hoje. É sempre bom aprender um pouco mais sobre essa mulher valorosa, que edifica sua casa. Levantar aqui qualidades e atitudes que lhe são características.
Vamos analisar a diferença da mulher sábia e da mulher tola, que destrói sua casa com as próprias mãos.
Nós, mulheres de Deus, temos que buscar ser sábias, segundo a palavra de Deus, para que possamos edificar o nosso lar. Mas que sabedoria é essa?

Aprendemos na carta de Tiago, qual a verdadeira sabedoria que devemos ter. 
“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque, onde há inveja e o espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia, e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.” Tiago 3:13-17
Primeiramente, Tiago fala que o sábio e inteligente é reconhecido pelo seu trato, ou seja, maneira de agir. 

E eu faço essa pergunta a você. Como você tem agido?

Será que você tem refletido na palavra de Deus antes de agir? 
Será que você tem buscado se assemelhar a Cristo? 
Será que suas ações fazem de você uma obreira aprovada, que não tem do que se envergonhar?

Tiago também diz que além do agir, nós mostramos nossa sabedoria em obras de mansidão.
Quantas vezes nós nos mostramos “ásperas” no falar ou procuramos fazer contendas? Quantas vezes queremos mostrar que estamos certas a respeito de um assunto? Será que nossa família tem amado nossa presença? Será que eles tem ouvido palavras de ânimo? Será que a correção tem vindo verdadeiramente da palavra de Deus e da maneira que Ele nos ensinou? Sem brigas e ofensas?

Nos versículos seguintes, Tiago fala sobre a sabedoria terrena, a qual, muitas pessoas acreditam ser a verdadeira sabedoria, mas vivem tropeçando na vida e não enxergam o motivo, por não viver de acordo com a palavra de Deus.
Tiago deixa bem claro que sabedoria não é ver o que o irmão está fazendo e querer fazer igual, ou planejar algo melhor só para mostrar que você é melhor em tudo. O nome disso isso é inveja! Ele diz que sabedoria não é ter revolta no coração, não é estar com respostas afiadas na ponta da língua.
Esse tipo de sentimento não tem nada a ver com sabedoria. Não é o que Deus nos ensina! Por isso não devemos nos gloriar, muito menos distorcer a palavra de Deus. E, se agirmos dessa maneira, seremos um problema não só para os outros, mas uma arma poderosa contra nossa própria vida!

A sabedoria divina é bem diferente. Ela é pura, vem só de Deus, não vem misturada com entendimentos mundanos, conclusões carnais; é pacífica, quando essa sabedoria é mostrada, não cria contenda, mas acalma os ânimos, traz paz; é moderada, pois é usada com equilibro, com prudência. Por isso é garantido bons resultados àquele que a utilizar; tratável, ela traz o entendimento a cada um de nós, e Deus como nosso criador, sabe de que maneira alcançar o nosso coração; cheia de misericórdia, pois nos ensina e nos faz ser pessoas que perdoam e que se compadecem da dor do próximo; cheia de bons frutos, ao usarmos a sabedoria dada pelo Pai, temos os melhores resultados possíveis em todas as áreas de nossas vidas; sem parcialidade, a sabedoria é utilizada sempre, não quando a carne acha necessário, não em partes (quando nos convém a utilizar), ela está sempre presente e por completo; sem hipocrisia, nela não há falsidade, quando recebemos a sabedoria do alto, passa ser característica nossa, como se tudo isso fizéssemos por vontade própria e independente da situação

É importante analisarmos se estamos vivendo essas qualidades, que juntas, formam a sabedoria que Deus nos dá. Pois, com a falta delas, vamos perecer e ficar na mão do inimigo. 

Se você tem sentido falta, Tiago ensina como ser cheio de sabedoria:
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos da liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça- a, porém, com fé, não duvidando, porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor coisa alguma.” Tiago 1:5-7
Se você não buscar essa sabedoria verdadeira, fazendo com que ela seja superior a todas as suas vontades carnais, o inimigo conseguirá te vencer e destruir a harmonia em sua família. Se você nota que os valores de família não existem mais em sua casa, busque a Deus! Busque a sabedoria que vem Dele, para que a senhora possa edificar o seu lar e mudar essa história.

Que Deus lhe abençoe e fale mais em seu coração. Que possamos ser mulheres que revolucionam o viver de nossas famílias!

Eu sou Alba Joacy. Jornalista, cantora, compositora e que ama JESUS! Adoro escrever e estar antenada com todos os assuntos de momento! Esse será o nosso espaço para trocarmos informações e opiniões! Espero vocês!

5 comentários:

  1. obrigada Jesus, pela palavra abençoada que acabei de ler, que Jesus nos perdoe pelas falhas e dê discernimento para que sejamos virtuosas em todos mmomentos, amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. que bom receber o seu recado e saber que estamos sendo usados por Deus para transmitir a Sua palavra.. Depois nos mande o seu nome e de quem vc queira para colocarmos no nosso livro de oração. (contato@precisofalarcomdeus.com.br)

      Que Deus lhe abencoe abundantemente.

      Excluir
  2. Vejo que estas agindo como a mulher tola mais a partir de hj Deus mudara meus pensamentos... !

    ResponderExcluir
  3. Creio muito
    E peço a Deus para me
    ensinar mais a cada dia...

    ResponderExcluir